Connect with us

Breaking News

Nunca aposte em eventos binários


News

Nunca aposte em eventos binários

Newsletter Stock Pickers Texto originalmente enviado para os assinantes da newsletter Stock Pickers em 22 de agosto de 2020. Para receber também, inscreva-se aqui. Marcio Appel foi o entrevistado do último Stock Pickers. Pra quem conhece o jeitão Appel de ser, sabia que o programa seria no mínimo curioso: seu raciocínio extremamente rápido faz com…

Nunca aposte em eventos binários
Newsletter Stock Pickers
Newsletter Stock Pickers

Texto originalmente enviado para os assinantes da e-newsletter Stock Pickers em 22 de agosto de 2020. Para receber também, inscreva-se aqui.

Marcio Appel foi o entrevistado do último Stock Pickers. Pra quem conhece o jeitão Appel de ser, sabia que o programa seria no mínimo curioso: seu raciocínio extremamente rápido faz com que cada aparição pública traga algum novo aprendizado.

Ao mesmo tempo, seu jeito bem “direto ao ponto” de responder gera uma expectativa a cada pergunta feita. Por isso que “esse Stock Pickers eu não perco por nada”  foi a mensagem que eu mais recebi quando anunciei o nome dele.

Deve ter sido a 5ª ou 6ª vez que falei com o Appel. Mas eu me lembro muito bem da primeira vez que estive ‘frente a frente’ com o homem: period novembro de 2016, eu estava no Rio de Janeiro gravando entrevistas para o projeto InfoMoney Fora da Curva e aproveitei uma janela de 30 minutos entre uma gravação e outra para visitar o gestor na sede da Adam (um ponto positivo do Rio de Janeiro é que, num mesmo prédio, é possível encontrar mais de 10 grandes gestoras).

Receba a E-newsletter do Inventory Pickers! É só preencher o campo abaixo com seu nome e seu melhor electronic mail

Apesar de ter apenas 30 minutos, sabia que o tempo não seria problema pelo estilo prático de respostas do gestor. E, pra ser sincero, até sobraram alguns minutos: o gestor rapidamente respondeu todas as minhas perguntas, e quando eu fiquei alguns segundos em silêncio pensando no que mais dizer, Appel apoiou as mãos sobre a mesa como se fosse levantar e disse: “Terminamos? Eu acompanho você até a porta”.

Mas aquele papo me trouxe uma lição muito lawful, que inclusive foi o título da entrevista que publiquei no InfoMoney:  não aposte em eventos binários.

Contexto: dias antes daquela conversa, os investidores foram surpreendidos duas vezes com o mesmo evento, que era a eleição presidencial dos EUA. A primeira surpresa foi a vitória de Donald Trump, algo totalmente improvável pois as pesquisas eleitorais indicavam clara vitória de Hillary Clinton às vésperas do pleito.

A segunda surpresa foi a reação dos mercados ao evento: antes das eleições, analistas acreditavam que uma inesperada vitória de Trump seria catastrófico para as bolsas por ser uma grande quebra do “status quo”. Mas o que vimos no mercado foi exatamente o oposto: após uma indefinição nos primeiros dias pós-eleição, as bolsas norte-americanas engataram uma sequência de alta e renovaram suas máximas históricas.

O evento contrariou todos os prognósticos – sejam eles políticos ou financeiros. E como isso afetou a estratégia de Appel? Em nada. Abaixo o trecho que resume a maneira como ele encarou esse evento:

“Da mesma maneira que eu não sei qual será o efeito ultimate do “Brexit” na Inglaterra [o Brexit tinha sido votado em junho/16], não é claro para mim qual será o efeito remaining da vitória do Trump. O fato é que meu portfólio period equilibrado o suficiente para eu ter ido dormir às 21h30 da noite anterior e só ver o resultado das eleições no dia seguinte. É assim que eu gosto de enfrentar os eventos de curto prazo: se eles me tiram o sono, é sinal que minha carteira não está equilibrada.

Voltando para agosto de 2020, começamos a última semana com rumores de que Paulo Guedes poderia deixar o governo (pausa para três soquinhos na madeira). Henrique Bredda (gestor do Alaska) fez um tweet lúdico, porém em linha com a lição aprendida com Appel em 2016:

Tuíte lúdico de Henrique Bredda

Não digo que é errado investir em uma tese binária: pouca coisa deve ser tão saborosa quanto o gosto de dizer “eu sabia” ao acertar a direção de um evento binário. Apenas trate um evento deste como ele merece ser tratado: como uma aposta – e em qualquer jogo de aposta, você não vai colocar todas as fichas é lá que você coloca o “dinherim de pinga”.

Did You See This CB Softwares?

37 SOFTWARE TOOLS... FOR $27!?

Join Affiliate Bots Right Away

Se o Guedes cair, você diz “feu” ou “fa-se”? Claro que ninguém do mercado comemoraria uma notícia dessas, mas se isso acontecer e você perder o sono por causa da sua carteira de investimentos, algo errado não está certo nesta história.

Finalizo esta resenha nostálgica com uma das frases mais legais ditas pelo Appel neste episódio do Stock Pickers:

“Controle de risco é o que te faz zerar mesmo sem mudar de opinião (…) Mercado não é que nem videogame, que você morre e consegue voltar se você morrer, acabou.”

Coffee & Stocks Reload!

Estava com saudades de acordar, abrir o Instagram e me encontrar ali falando? Agora você vai poder matar as saudades, mas de um jeito diferente.

Na segunda-feira (depois de amanhã) o Coffee & Stocks está de volta. Ele será semanal, um pouco mais tarde, às 8h, e no YouTube.

Clique aqui, inscreva-se no nosso canal, aperte o sininho e já deixe aquele joinha pra gente.

Queime após as 10h

Quem já está no nosso canal do Telegram está recebendo, desde o início da semana, um morning phone diferente. É o Queime Após as 10h, nosso boletim diário para você ler antes da abertura da Bolsa.

É rápido e objetivo, feito do nosso jeito: sem frescura e com bom humor. É até estranho chamar de morning phone, mas não conhecemos outro termo.

Achou que não ia ter merchan?

Achou errado.

Está com saudades da emoção do circuit breakers, mas não quer mais correr tanto risco? Relembre as emoções da semana mais eletrizante da B3 com a nossa camiseta! Clique e garanta a sua!

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

To Top